Listeners:
Top listeners:
NO AR
AVEIRO – Os 11 municípios da Região de Aveiro vão ter cerca de 20 milhões de euros para apoio directo à actividade económica, no âmbito do Portugal 2020, estimou hoje Ribau Esteves, presidente da Comunidade Intermunicipal.
O autarca falava no seminário de apresentação do programa “Região de Aveiro Empreendedora” que, sob o triunvirato da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), Universidade de Aveiro (UA) e Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA), vai utilizar e articular os vários instrumentos financeiros do Portugal 2020 a que a região se candidatou, materializando a sua Estratégia de Desenvolvimento Territorial.
“Temos a felicidade de hoje poder ter este projecto que conjuga um conjunto de instrumentos que, em apoio direto à atividade económica, vai disponibilizar recursos que andam próximos dos 20 milhões de euros para os 11 municípios, que nos permite materializar no terreno a estratégia que definimos em conjunto”, afirmou Ribau Esteves, enaltecendo a cooperação institucional que tem envolvido os municípios, os empresários e a Universidade.
Lamentando que ainda se esteja na fase de lançamento do Portugal 2020, nomeadamente quanto ao pacto para o desenvolvimento e coesão territorial da região de Aveiro, cujo compromisso de seis milhões de euros da ajuda ainda aguarda pelo aviso, Ribau Esteves referiu que há também operações que “vão indo bem”, como os dois programas de desenvolvimento local de base comunitária rurais, “em pleno desenvolvimento” e a aprovação de três sistemas de incentivos às acções colectivas.
Para o presidente da Associação Industrial do Distrito de Aveiro, Fernando Paiva de Castro, a região deve aproveitar a oportunidade do Portugal 2020 “como se fosse a última” e “aplicar de forma exemplar os fundos que conquistar para que estes sejam reprodutivos para as gerações futuras”.
“É que, o próximo quadro comunitário de apoio, se o houver, será ainda mais selectivo e exigente”, vaticinou.
“Para a região de Aveiro, o quadro de referência que agora atravessamos de 2014 a 2020 vem permitir, se bem aproveitado, a criação de uma região mais coesa, mais empreendedora e inovadora, e mais competitiva”, reforçou Paulo Vila Real, vice-reitor da Universidade de Aveiro.
O representante da Universidade sublinhou a cooperação ao longo do processo de discussão e construção conjunta que permitiu desenhar o documento enquadrador das dinâmicas regionais para o quadro de financiamento europeu actual.
Escrito por Redacção/LUSA
Copyright JUMPP - PUBLICIDADE, MKT & COMUNICAÇÃO
Comentários da publicação (0)