Listeners:
Top listeners:
NO AR
SANTA MARIA DA FEIRA – O Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga (CHEDV) revelou hoje que foi a primeira unidade portuguesa a testar em cirurgia laparoscópica um novo monitor a três dimensões (3D), aplicado em óculos utilizados pelo próprio médico
Esse centro hospitalar também tutela as unidades de S. João da Madeira e Oliveira de Azeméis, mas foi na sua sede de Santa Maria da Feira, no Hospital S. Sebastião, que realizou a primeira intervenção apoiada por essa tecnologia, num doente submetido a cirurgia à obesidade.
A diferença foi que, em vez de o cirurgião ter orientado os seus procedimentos por um monitor convencional instalado junto à mesa do bloco operatório, recorreu antes ao que poderá descrever-se como óculos especiais, fechados, idênticos aos simuladores de realidade virtual, mas próprios para seguir os indicadores clínicos do paciente intervencionado.
Quem avaliou o funcionamento desse novo monitor ocular foi o director do Serviço de Cirurgia Geral do CHEDV, Mário Nora, que reconhece várias vantagens na utilização do equipamento, começando pelo facto de ele permitir “a identificação correta dos planos de dissecção e das estruturas anatómicas” do paciente, facilitando também “a ampliação de detalhes” da sua anatomia.
Escrito por Redacção/LUSA
Copyright JUMPP - PUBLICIDADE, MKT & COMUNICAÇÃO
Comentários da publicação (0)