Cultura

Abril é o mês da dança no António Lamoso

today8 Abril, 2025 16 4

Fundo
share close

Na celebração do seu 10.º aniversário de reabertura, o Cineteatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira, prossegue com a sua programação, com enfoque especial na dança durante o mês de abril. O destaque vai para o espetáculo Eurodance do Ballet Contemporâneo do Norte, agendado para 29 de abril, no Centro Cultural de Milheirós de Poiares.

Foi com lotação esgotada que o Cineteatro António Lamoso inaugurou, no passado fim-de-semana, uma programação de abril que, neste mês, é dedicada à dança. Os Capitão Fausto montou uma plateia inteira a dança, prelúdio de um mês que promete uma programação diversificada que traz ao público espetáculos inovadores, performances envolventes e momentos de grande criatividade.

A atuação da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins acontece a 12 de abril no auditório do Cineteatro. Neste concerto será apresentado o projeto “Nova Música – Temporada de 5 Novas obras em 5 Concertos”, com a estreia de uma obra de Fátima Fonte.

A 16 de abril, no mesmo local, integrado na programação À4HÁ, o músico e compositor Bruno Pernadas faz-se acompanhar, em alguns dos seus temas de jazz contemporâneo, pelo saxofonista José Soares, com um alinhamento completamente diferente daquele que apresenta na companhia da sua banda. Entre composições de álbuns que marcaram sua trajetória e novas criações que prometem surpreender, a noite será uma ode à imaginação e ao prazer de ouvir.

Assinalando o Dia Mundial da Dança, no dia 29 de abril, o Ballet Contemporâneo do Norte (BCN) apresenta Eurodance, no Centro Cultural de Milheirós de Poiares. Neste espetáculo, a formação nortenha propõe uma leitura diferente do Eurodance – esse fenômeno que dançar multidões fez nos anos 90 –, trazendo-o para o presente, para os palcos, para os corpos que contam histórias através do movimento. Antecipando o espetáculo, às 19h30, é apresentada a segunda edição do livro Sistema Infinitamente Imaterial , publicação retrospectiva que assinala os 30 anos do BCN.

Escrito por Redacção

Rate it