Pilar Megias: “A pintura é um estado de alma”

Fernando Pinho
Já com um vasto currículo e várias exposições individuais e colectivas, a pintora afirma que "a fama não me diz nada, o reconhecimento do público, sim, esse faz-me feliz"D. R.

Pilar Megias tem duas exposições a decorrer na região: uma em Oliveira de Azeméis e outra em S. João da Madeira.

A artista plástica participará ainda na colectiva intitulada “Terno Feminino” que ficará patente entre os dias e 07 e 31 de Março, no museu regional de Oliveira de Azeméis. Essa mostra integra-se nas comemorações do Dia Internacional da Mulher.

A artista plástica nasceu em Granada (Espanha), mas está radicada em Lisboa onde tem o seu atelier. Ultimamente tem-se dedicado ao abstracionismo, onde se exprime numa visão cósmica do universo desconfigurando os elementos que compõem os seus quadros.

“É uma fase onde pretendo alertar para a urgência de uma nova de forma encarar o mundo, num planeta que está a ser muito maltratado por todos nós”, diz.

Já com um vasto currículo e várias exposições individuais e colectivas, afirma que “a fama não me diz nada, o reconhecimento do público, sim, esse faz-me feliz”.

Em relação ao panorama das artes plásticas manifesta algum cepticismo: “Por um lado há cada vez mais quem pinte e por outro cada vez se vende menos, talvez porque o boom já passou e porque surgiu a altura de separar o trigo do joio e saber e saber quem de dedica com alma o que faz”.

E acrescenta: “Participar numa exposição exige que se mostrem quadros com qualidade e bem apresentados e isso impõe um investimento nos materiais que usam, nas telas e no muito tempo que se gasta a imaginar o que se quer pintar e na execução do quadro”.

Após esta exposição, Pilar Megias continuará a expor em Portugal, mas vai também dedicar-se à conclusão das obras que irá expor na sua terra natal, concretizando um sonho de há vários anos.