Marcelo Rebelo de Sousa inaugura este sábado o Teatro Municipal de Olivei­ra de Azeméis

Redacção
O Teatro Municipal de Olivei­ra de Azeméis resulta da remodelação ao antigo Cine-teatro CaracasD. R.

A cerimónia de inauguração do Teatro Municipal de Olivei­ra de Azeméis, a decorrer este sábado, contará com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, informou fonte oficial de Belém.

O Chefe de Estado, que alterou a sua agenda propositadamente para participar no ato, terá confidenciado que a visita a terras de La-Salette será uma forma de se solidarizar com o centenário jornal “Correio de Azeméis” que avançou – em primeira mão – a inauguração do espaço cultural para este sábado, numa notícia censurada pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, que emitiu mesmo um comunicado a desmentir na sua página do Facebook.

“O Presidente da República não entende as reações da autarquia, pois o próprio foi convidado a estar presente. E, por isso, desmarcou uma série de compromissos para marcar presença na inauguração, sobretudo, para que a liberdade de imprensa não seja posta em causa, só porque não se gosta de uma notícia”, adiantou a mesma fonte, não confirmando se Marcelo Rebelo de Sousa irá levar o caso à  ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social.  

O Teatro Municipal de Olivei­ra de Azeméis resulta da remodelação ao antigo Cine-teatro Caracas. Um investimento de cerca de 5,5 milhões de euros, com o objetivo – de acordo com a edilidade – de tornar o edifício num equipamento moderno, funcional e com todas as condições de segurança e conforto para os espetadores.

Inaugurado a 21 de dezembro de 1968, o Cine-teatro Caracas acolheu ao longo de cinco décadas filmes em estreia nacional, além de espetáculos de teatro, dança e música. À época, a sala era considerada uma das melhores da região, estando equipada com o mais moderno equipamento de projeção e de som, atraindo público, agentes culturais e grandes nomes do meio artístico português de diferentes áreas.