Obra do novo Bloco Operatório do Hospital de Ovar segue a bom ritmo

Redacção
A construção do novo Bloco Operatório teve início durante o mês de setembro de 2022D. R.

A obra de reabilitação e ampliação do Bloco Operatório do Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar (HFZ-Ovar), que avança a bom ritmo, está a decorrer dentro dos prazos estabelecidos para as diferentes fases.  

“Os trabalhos em curso causam, naturalmente, grande dificuldade e constrangimentos, com a circulação permanente de camiões pesados, barulhos intensos ou a limitação de estacionamento e circulação. Será, contudo, um esforço de todos nós por uma boa causa, já que se trata da concretização de um sonho antigo da instituição e de toda a comunidade”, afirma o presidente do Conselho Diretivo do HFZ-Ovar, Luís Miguel Ferreira, que tem acompanhado permanentemente a construção do novo equipamento.    

Neste momento, já se consegue andar no novo edifício, tendo sido já deslocalizado o atual AVAC (equipamento de aquecimento, ventilação e ar condicionado) para permitir a construção do corredor que ligará os dois edifícios, o que exigiu a interrupção temporária, reduzida ao mínimo, da atividade cirúrgica, “graças ao esforço de toda a equipa”, explica o responsável.  

“A obra, que melhorará a prestação de cuidados de saúde no contexto do Serviço Nacional de Saúde (SNS), assume um significado especial para a comunidade vareira. Por outro lado, tem uma importância estratégica para a própria organização, permitindo desempenhar a atividade cirúrgica com adequadas condições de operacionalidade e segurança, envolvendo tecnologias e fluxos condizentes com o perfil de ambulatório que, cada vez mais, carateriza a instituição”, conclui Luís Miguel Ferreira.  

A construção do novo Bloco Operatório teve início durante o mês de setembro de 2022. Os encargos totalizam até 2023 – para a obra e equipamento – cerca de 3,3 milhões de euros, investimento que conta com apoio comunitário máximo de 2,5 milhões de euros, enquadrado no Programa Operacional Regional – Centro 2020. Prevê-se que, ainda no corrente ano, se comecem a operar os primeiros doentes na nova sala de Bloco Operatório.