Criada rede de ciência e inovação para cooperar com a fileira “Equipamentos, Serviços e Ingredientes para a Indústria Alimentar”

Redacção
“Qualify.teca”: Um projeto para as empresas a montante da indústria alimentarD. R.

O projeto “Qualify.teca” tem constituída a “Rede de Ciência e Inovação’, que integra especialistas de várias áreas académicas, científicas e do conhecimento, bem como do sistema nacional de inovação e desenvolvimento. Este conjunto de personalidades apresenta-se disponível para trabalhar sinergias com as empresas da fileira. Dia 15 de fevereiro, em mais um workshop, será dada essa mesma possibilidade.

Na próxima quarta-feira, nas instalações de El Pata Negra, na freguesia de Ul – Oliveira de Azeméis, entre as 17h00 e as 20h30, decorrerá mais um “Workshop Demonstrador Rede Ciência e Inovação”, no âmbito do “Qualify.teca”, desta vez pela mão da Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis (AECOA), entidade líder do projeto. Nesta sessão, serão apresentados mais dois membros desta entidade: o Instituto Politécnico de Leiria e o MORE – Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação (Bragança).

O evento contará, também, com um painel de especialistas, que proporcionará o debate de oportunidades para o empreendedorismo de base científica e tecnológica, com a possibilidade de intervenção das PME presentes.

A participação é livre, mas sujeita a inscrição. Pode fazê-la online no site do projeto (https://qteca.aecoa.pt/2023/02/01/workshop-rede-ciencia-e-inovacao/ ), ou diretamente junto da AECOA (telf. 256 668 823/4 | celia.sousa@aecoa.pt).

Uma rede de excelência

Recorde-se que, numa primeira edição, que teve lugar dia 21 de setembro do ano passado, em formato híbrido, pela mão da Associação Empresarial de Águeda (AEA), copromotora do projeto, foram apresentadas outras entidades que integram, também, este núcleo de parceiros do saber e do conhecimento, representantes de instituições académicas, científicas e tecnológicas: Universidade de Aveiro (UA), Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI), Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Inovação (INESC INOV), Centro de Engenharia Mecânica, Materiais e Processos (CEMMPRE), Escola Superior Aveiro Norte (ESAN – UA) e Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA-UA).

A Rede de Ciência e Inovação deste projeto, que se dedica à fileira “Equipamentos, Serviços e Ingredientes para a Indústria Alimentar”, visa promover a cooperação entre instituições de ensino superior, empresas e outras entidades do sistema nacional de inovação, fomentando a valorização e a transferência de tecnologia, a qualificação de recursos humanos e o desenvolvimento de novas áreas de competência, como a economia circular, a eficiência energética e a digitalização da indústria – Indústria 4.0. De destacar que a transformação digital permitirá mudanças disruptivas em modelos de negócio, produtos e processos produtivos.

Tendo como entidades promotoras a AECOA e a AEA, o projeto “Qualify.teca” é financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, no montante de 678.179,55 euros, dos quais 576.452,55 euros são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).