Casa da Criatividade celebra 10 anos com intenso programa cultura

Rosa Margarida
Cerimónia de apresentação da programação 2023 para a Casa da Criatividade e os Paços da CulturaPaulo Soares

A apresentação da programação 2023 para a Casa da Criatividade e os Paços da Cultura, em S. João da Madeira, decoreu no dia 3 de fevereiro, com a presença do presidente da Câmara, Jorge Sequeira, a responsável pela programação, Gisela Borges, assim como alguns dos parceiros dos eventos culturais, como o caso de Pedro Penim, diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II (TNDMII) e Rui Miguel Abreu, da Antena 3.

Como nota introdutória, recordar que a Casa da Criatividade celebra, no dia 12 de junho, dez anos de existência. O espaço recebeu, no ano passado, 20 843 espetadores, um número que se aproxima do registado pré-pandemia, 21 000 espetadores, em 2019. Isto quando, em 2017, falávamos de cerca de 11 000 espetadores.

Jorge Sequeira começou por sublinhar alguns dos aspetos que contribuíram para este aumento, tais como “a mudança na bilhética com venda antecipada nas principais plataformas, a divulgação anual da programação e a criação de novos produtos culturais, de forma a chegar a todos os públicos”.

A Casa da Criatividade e os Paços da Cultura contam, neste momento, com 80 eventos de programação própria, num investimento de 90 mil euros, para o ano de 2023.

Os habituais ciclos e festivais voltam em pleno, como é o caso do Festival Literário “Poesia à Mesa, de 1 a 21 de março; o Festival de Teatro de S.João da Madeira, de 26 de março a 23 de abril e o Festival Novembro Jazz, de 3 a 24 de novembro.

Destaque para a parceria com o TNDMII que trará à cidade a iniciativa “Odisseia Nacional”, com projetos artísticos de participação e a peça de teatro “Pérola Sem Rapariga”, no dia 9 de junho. Mês, aliás, dedicado às comemorações da Casa, com percursos e visitas guiadas, bem como oficinas pedagógicas, de 11 a 18 de junho. Uma celebração que termina com a exibição do filme documental “O vendedor de rebuçados apresenta-se indecentemente descalço”, de Pedro Neves, no dia 18.

Celebrados serão igualmente o dia 25 de Abril, com um concerto de Vitor Fernandes e Vasco Dantas e o dia 11 de Outubro, com a Banda Sinfónica da GNR.

O Festival Novembro Jazz “reinventa-se”, com aposta no jazz atual, onde se destaca a estreia nacional de Raquel Martins, o projeto Azar Azar, de Sérgio Alves e o espetáculo “Acorde(on)”, de João Barradas com a Orquestra de Jazz de Espinho. Ao longo do evento, o foyer da casa irá acolher conversas, feira de discos e dj set.

Na música, referir os concertos dos The Gift, no dia 3 de março (já esgotado); o brasileiro Castello Branco, no dia 6 de maio; o americano Raul Midón, no dia 19 de maio; Jorge Palma, no dia 16 de junho; os Clã, no dia 4 de outubro; Jonas, no dia 20 de outubro; Salvador Sobral, no dia 30 de novembro e o coro Gospel “The Joyfull and The Spirit of New Orleans”, no dia 7 de dezembro.

No Teatro, para lá da parceria com o TNDMII, destaca-se a 15ª edição do Festival de Teatro, cuja programação completa será apresentada posteriormente, nota para a peça de abertura “A Ratoeira”, de Agatha Christie, com Ruy de Carvalho, no dia 26 de março. O teatro de revista chega à Casa no dia 9 de julho, com “Olha que Duas!”, com Florbela Queiroz e Natalina José. O espaço irá acolher, no dia 15 de setembro, “Pela Ponta do Nariz”, com Aldo Lima e José Pedro Gomes.

Os ciclos “Somos Nós”, “Musicatos”, “Pensar Futuro” e “Alternativa à 5inta”, resultados de parcerias com Associações e Academias, prolongam-se ao longo do ano, com música, conferências, performances, dança e outras disciplinas culturais.

As páginas oficiais da Casa da Criatividade e dos Paços da Cultura serão atualizadas com a chegada de prováveis novos eventos. Os eventos apresentados na programação 2023 estão à venda na bilheteira da casa, pontos de venda habituais e em https://casadacriatividade.bol.pt/.

Foto: Paulo Soares