Poesia à Mesa Homenageia Eugénio de Andrade

Rosa Margarida
O festival “Poesia à Mesa” decorre entre os dias 1 e 21 de marçoRosa Margarida

S. João da Madeira associa-se às comemorações do centenário de nascimento de Eugénio de Andrade, homenageando o poeta na XXI edição do Festival Literário Poesia à Mesa.

O festival “Poesia à Mesa” decorre entre os dias 1 e 21 de março, com um extenso programa dedicado à poesia e, sobretudo, à leitura de poesia, em locais inesperados, como restaurantes, fábricas, mercado, escolas e transportes.

Destaca-se, na iniciativa, cuja apresentação decorreu no dia 31 de janeiro, na Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo, a Peregrinação Poética, no dia 11 de março, pelas 16h00, com a presença do ator Marcantonio Del Carlo; o Poetizando, uma conversa que junta o poeta José Fanha a Luís Castro Mendes, poeta, embaixador, diplomata e ex-ministro da Cultura, no dia 17 de março, às 21h30, na Biblioteca.

Para o dia 18 de março, às 21h30, está agendado o “Serão Poético”, com a presença do músico João Gil, a acontecer na Casa da Criatividade. Espaço que recebe também, a 9 de março, às 21h30, o rapper Maze e o produtor Spock, para apresentação do disco “Simbiose”.

O Museu da Chapelaria associa-se ao Festival, com uma programação específica dedicada às famílias e à poesia.

Nota ainda para a Tertúlia de Poetas Sanjoanenses, no dia 16 de março, às 18h30, na Biblioteca Municipal.

O Concurso de Poesia na Corda desafia as pessoas a deixarem os seus poemas em vários estendais espalhados pela cidade.

A fechar o Festival, a estreia nacional de “Branco de Neve – Dicionário para Eugénio de Andrade”, com Gonçalo M. Tavares e Os Especialistas, no dia 21 de março, às 21h30, na Casa da Criatividade.

Rosa Margarida