Diplomatas da CPLP visitam empresas de Oliveira de Azeméis

Redacção
A CPLP é composta, atualmente, por nove países membros, cujos representantes diplomáticos visitam diversas empresas de Oliveira de Azeméis esta semana, pela mão da AECOAD. R.

Durante três dias, Oliveira de Azeméis recebe dezena e meia de diplomatas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis (AECOA) que foi desafiada a organizar a sua estadia, centra o programa na visita a empresas do concelho, que já mantêm relações comerciais com esses países ou são potenciais candidatas a fazê-lo.

A chegada DOS representantes permanentes junto da CPLP e o respetivo secretariado executivo está prevista para a hora de almoço de quarta-feira, com a tarde reservada para a visita a unidades do setor do descasque, branqueamento, empacotamento e comercialização de arroz e outros cereais. A noite desse dia é marcada pelo “Jantar de Receção”, numa unidade hoteleira do concelho.

Na quinta-feira, o dia está bem preenchido para a dezena e meia de diplomatas, entre os quais se destacam os Embaixadores de Angola, Cabo Verde, Guiné Equatorial e Moçambique, com a agenda marcada pela passagem por grandes grupos empresariais do concelho, dedicados ao setor dos moldes e à indústria automóvel, aos lacticínios e à indústria agroalimentar.

O final da tarde é aproveitado para a visita à sede da AECOA, sendo recebidos pelo Diretor da Escola Superior Aveiro Norte (ESAN), onde se situam as instalações desta Associação Empresarial. O segundo dia termina com o “Jantar Fidelidade”, num local panorâmico. Neste encontro a AECOA conta com uma apresentação corporativa do Grupo Fidelidade – Companhia de Seguros, cuja presença em países da CPLP é bastante significativa.

O último dia do périplo em terras de La Salette leva a comitiva até grandes grupos e unidades empresariais do nordeste concelhio, de onde regressará, levando na bagagem eventuais acordos e potenciais negócios, como se espera e pretende. Será, acima de tudo, uma experiência única que permitirá um intercâmbio de ideias e culturas, momentos de network e convívio, nunca antes experimentados, já que é a primeira vez que, em conjunto, saem da sua sede na capital.

Importa reter que o grande mentor da iniciativa foi Teófilo Fonseca, uma pessoa há muito ligada, em diversos contextos, aos Países de Língua Portuguesa.