AECOA lança estudos sobre cluster a montante da indústria alimentar

Redacção

Conhecer, caraterizar, diagnosticar e apontar estratégias para aumentar a sustentabilidade, a inovação e a competitividade da fileira dos “Equipamentos, Serviços e Ingredientes para a Indústria Alimentar” é o que se espera do seminário de acompanhamento do projeto ‘Qualify.teca’.

O evento decorre esta quinta-feira, dia 07 de outubro, a partir das 18h00, no mezzanine da Cerveja Vadia.

A fileira dos “Equipamentos, Serviços e Ingredientes para a Indústria Alimentar” das regiões Norte e Centro de Portugal engloba 155 empresas, cuja tipologia é, maioritariamente, micro e pequenas empresas (91%). Os distritos de Aveiro e Porto concentram 68% das empresas deste cluster. O volume de negócios cresceu quase 14% no triénio 2017/2019, com este último ano a atingir os 284,4 milhões de euros.

Não obstante algumas debilidades e assimetrias, o conjunto destes setores apresenta indicadores de atividade e rendibilidade razoáveis, bem como uma situação financeira que se pode considerar estável.

Estes são apenas alguns dos dados que serão apresentados.

Um projeto para a indústria alimentar e atividades afins

O “Qualify.teca” é um projeto executado pela Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis (AECOA) em parceria com a Associação Empresarial de Águeda (AEA), e foi lançado publicamente em maio último. Este alinha diretamente com a Estratégia Nacional de Especialização Inteligente, no domínio prioritário “Sistemas Agroalimentares”. Neste contexto, pretende-se “intensificar a capacidade tecnológica da indústria” ao nível da sua “inserção nas cadeias de valor internacionais”, nomeadamente na “engenharia alimentar e tecnologias avançadas”.

Este programa prevê operacionalizar um vasto conjunto de ações, produtos e serviços, no âmbito de três áreas centrais de inovação e qualificação: Indústria 4.0; Economia Circular e Sustentabilidade; e Financiamento e Mercado de Capitais.

De reter que este programa, financiado pelos fundos comunitários, visa promover a especialização inteligente da fileira “Equipamentos, Serviços e Ingredientes para a Indústria Alimentar”, através do reforço das suas competências em áreas centrais de inovação e qualificação. Destina-se a atividades agregadoras da fileira, nomeadamente à fabricação de máquinas, equipamentos, reservatórios e recipientes metálicos, bem como à indústria dos ingredientes, condimentos e temperos, e, ainda, a serviços especializados de média/alta intensidade de conhecimento para a indústria alimentar.

O projeto “Qualify.teca” é financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI), no montante de 678.179,55 euros, dos quais 576.452,55 euros são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).