Académicos e empresários discutem indústria 4.0

Redacção
Trata-se de mais uma iniciativa no âmbito do projeto ‘Qualify.teca’, voltado essencialmente para o cluster a montante da indústria alimentarD. R.

Docentes e investigadores académicos do INOV INESC (Lisboa), INESC TEC (Porto) e ESAN – UA (Oliveira de Azeméis, Aveiro) são alguns dos convidados da sessão de demonstração tecnológica, que decorrerá na próxima terça-feira, a partir das 15h30, no “mezzanine” da empresa Essência D’Alma, detentora da marca de cerveja artesanal Vadia, na freguesia de Ossela.

Para além das comunicações destes especialistas, o programa contempla ainda um painel/ debate, com as presenças já asseguradas de responsáveis das empresas oliveirenses Fluidotronica – Equipamentos Industriais, Lda., Metalogonde – Indústria Metalomecânica, Lda. e Esfera Crítica, Lda., aguardando-se a confirmação da participação de um representante da Tech4Food – Engineering & Innovation, Lda, instalada em S. João da Madeira.

A moderador do debate será Diamantino Lopes, licenciado em Engenharia Química e em Gestão de Empresas pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e pela Universidade Católica Portuguesa, respectivamente; doutorado pela Universidade de Aveiro em Ciências Aplicadas ao Ambiente; Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico, pela FEUP; e com formação superior em Empreendedorismo no Massachusetts Institute of Technology MIT, em Boston – EUA.

Os assuntos que estarão em cima da mesa prendem-se com a 4.ª Revolução Industrial, sendo previsível a abordagem de temas como Fabrico Aditivo, CPS (Cyber Physical Systems), IoT (‘internet of things’), IoS (‘internet of services’), Robótica e realidade aumentada, Smart Factory / Smart Products.