A cultura em Estarreja “serve-se” pela Internet

Redacção
A normalidade da actividade presencial será retomada após o levantamento das medidas que no presente impõe o encerramento dos espaços culturaisD. R.

Neste cenário de confinamento geral e de medidas mais restritivas, a programação municipal do mês de Janeiro e Fevereiro em Estarreja está suspensa e os espaços culturais fechados. A actividade neste período mantém-se online.

As Quintas de Cinema, um clássico da programação do Cine-Teatro de Estarreja (CTE), fruto de uma parceria com o Cine-Clube de Avanca, abrem este ciclo de eventos na Internet, já esta quinta-feira. Neste formato, serão exibidas curtas metragens, com projecção exclusiva nas redes sociais.

Às sexta-feiras, o Cine-Teatro de Estarreja promove a rubrica “À Conversa com…” e aos sábados repõe espectáculos que já passaram pela sala principal da cultura estarrejense. Tiago Nacarato é o nome da conversa da próxima sexta-feira. No sábado, a OJE – Orquestra de Jazz de Estarreja convida Kiko Pereira, um concerto memorável da última edição do Estarrejazz, em Outubro.

Ainda este mês, no dia em que a cidade de Estarreja celebra 16 anos, e na impossibilidade de se realizar o concerto comemorativo com a Orquestra Filarmonia da Beiras, o #ctevaiacasa irá enaltecer talentos da nossa terra, sob a batuta do maestro estarrejense Cláudio Ferreira.

A normalidade da actividade presencial será retomada após o levantamento das medidas que no presente impõe o encerramento dos espaços culturais. E as novas datas dos espectáculos serão divulgadas oportunamente. Entretanto, os bilhetes já adquiridos serão válidos para as novas datas.

Para além do Cine-Teatro, também a Biblioteca Municipal, Casa Museu Egas Moniz e a Casa da Cultura irão marcar encontro, sempre online, com os Estarrejenses. Sem sair de casa vai poder visitar a Casa Museu do único Prémio Nobel da Medicina português, vai poder apreciar a exposição coletiva “Save as” que abriu portas em Novembro na Casa Municipal da Cultura, e poderá requisitar livros e outros documentos à Biblioteca Municipal, que mantém o serviço “Emprestar”. Mas haverá mais acções destinadas a diferentes públicos que farão a cultura entrar em casa dos Munícipes e que irão sendo divulgadas oportunamente.

#CTEVAIACASA janeiro 2021

21 JAN QUINTA 21:30 / QUINTAS DE CINEMA

À imagem do que aconteceu no primeiro confinamento em Portugal, o Cine-Teatro de Estarreja, com a programação do Cine-Clube de Avanca, promove, sempre à quinta-feira, incluído nas Quintas de Cinema, a exibição online de curtas metragens, às 21:30.

Para abrir este ciclo, a escolha recaiu na curta “A Menor Resistência”, filme inspirado na viagem de dois amigos pela Estrada Nacional 2, e no percurso de menor resistência que é comum a todas as viagens de todas as coisas, e em “1111”, de M. F. Costa e Silva, onde um relógio, um cartão multibanco e um isqueiro, sugerem um encontro prometedor, mas onde o relógio, afinal, marca a hora em que alguém morre.

22 JAN SEXTA 21:30 / À CONVERSA COM TIAGO NACARATO

A cultura é um dos setores mais abalados pela pandemia. Recuperamos à sexta-feira, a rubrica “À CONVERSA COM…”, onde figuras das mais diversas áreas artísticas estão à conversa com o CTE, para debater a situação do setor e o seu futuro. O convidado a inaugurar este ciclo é Tiago Nacarato, o cantautor que divide o coração entre o Brasil e a cidade do Porto, ilustre intérprete do hino do Carnaval de Estarreja “Sorria”, Artista que os estarrejenses recebem sempre com uma especial estima.

23 JAN SÁBADO 21:30 / ORQUESTRA DE JAZZ DE ESTARREJA CONVIDA KIKO PEREIRA [ESTARREJAZZ 2020]

O Estarrejazz é, sem dúvida, um dos Festivais nacionais mais aclamados. A Orquestra de Jazz de Estarreja, tem assumido o encerramento nas últimas edições deste certame, com convidados consonantes com a carreira desta jovem formação. Na décima quinta edição dividiu o palco com Kiko Pereira, cantor, letrista e produtor com créditos firmados no jazz português.