FILME “BOCA DO INFERNO” VENCE “BRAGACINE 2020”

Redacção
“Boca do inferno” é uma produção à volta de um encontro entre o poeta Fernando Pessoa e o ocultista inglês Aleister Crowley em 1930D. R.
O filme “Boca do inferno” de Luís Porto, venceu o “18º Bragacine, Festival internacional de Cinema Independente de Braga”, sendo distinguido, entre outros, com o grande prémio do certame.
“Boca do inferno” é uma produção à volta de um encontro entre o poeta Fernando Pessoa e o ocultista inglês Aleister Crowley em 1930.
Rodado no Claustro do Mosteiro de São Bento da Vitória, este filme de época encontrou neste espaço uma inovadora forma de permanente transformação que permitiu ali filmar o Terreiro do Paço, o café Martinho da Arcada, a praia ou o quarto de Fernando Pessoa.
Estreado no Festival AVANCA 2019, esta obra de Luís Porto recebeu em Braga cinco dos prémios do festival, cujo júri foi presidido pelo artista plástico Júlio Antão.
O argumentista e também protagonista do filme (interpreta Fernando Pessoa), Jaime Monsanto foi distinguido com o Prémio Melhor Argumento.
Manuel Pinto Barros, que dirigiu a imagem do filme, ganhou o Prémio Melhor Fotografia.
António Costa Valente foi distinguido com o Prémio Melhor Produtor.
Finalmente, Luís Porto ganhou o Prémio Melhor Realizador.
“Boca do inferno” é uma produção para a qual a Filmógrafo conseguiu um apoio do ICA/Ministério da Cultura e onde o Cine Clube de Avanca participou nos vários momentos.