Tarifário da água e saneamento suspenso pela Câmara de Oliveira de Azeméis

Redacção
Autarca sublinha que a medida tem efeitos imediatos, aplicando-se ao Tarifário dos Serviços de Água e Saneamento, “na parte correspondente aos serviços de saneamento”D. R.

A Câmara de Oliveira de Azeméis suspendeu, “com efeitos imediatos”, a aplicação do Tarifário dos Serviços de Água e Saneamento para o ano em curso, “na parte correspondente aos serviços de saneamento”, passando a aplicar-se – nessa vertente – as tarifas cobradas antes da aprovação do documento que vigorava.

Em causa está o custo acrescido pelo tratamento em alta do saneamento, que passava de sete para 18 cêntimos por metro cúbico.

Segundo o presidente da autarquia, Joaquim Jorge Ferreira, esse tratamento em ETAR, no Sistema de Tratamento de Águas e Drenagem do Salgueiro e Ossela, da Associação de Municípios de Terras de Santa Maria (AMTSM), até seria mais caro, pois estava definido que seria de 25 cêntimos por metro cúbico.

O autarca explicou que “uma parte significativa do aumento para o ano de 2020 resultou da subida dos custos pela AMTSM e do aumento do valor da água determinado pelas Águas do Douro e Paiva”, entidades nas quais as câmaras municipais são accionistas.

Garantindo que o seu executivo vai trabalhar para encontrar uma fórmula que permita minorar esse custo nos orçamentos das famílias, Joaquim Jorge Ferreira sublinhou que a suspensão do tarifário manter-se-á durante o período de tempo necessário para conseguir esse objectivo.