Bagas de Portugal” convida produtores de pequenos frutos para reflexão sobre a água como recurso estratégico

Redacção
Iniciativa decorre no Vougapark, em Sever do VougaD. R.

A terceira edição do seminário ”Mitigação dos efeitos do aquecimento global”, marcada para dia 29 de Fevereiro, é dedicada à água, como recurso estratégico, numa iniciativa dinamizada pela Cooperativa Bagas de Portugal.

“A reflexão vai focar-se em torno da importância em enquadrar a água na vida dos agricultores, criando estratégias e práticas culturais, promovendo a sua sustentabilidade”, afirma o presidente da Cooperativa Bagas de Portugal, Paulo Lúcio Costa Gomes.

A iniciativa – a decorrer no auditório do Vougapark, em Sever do Vouga – inclui quatro painéis temáticos: “A importância do recurso”, a cargo de Rosário Norton, da Academia Portuguesa da Água; “A história do mirtilo em Sever do Vouga”, com José Carlos Sousa, da Mirtilusa; “O castanheiro, sua aclimatação e necessidades para o sucesso”, com José Laranjo, da UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; e “Frutos secos e a estratégia de consumo de água”, com Albino Bento, do Instituto Politécnico de Bragança.

“Continuamos a fomentar a partilha de conhecimento entre todos os que estão envolvidos nas actividades agrícolas, designadamente na vertente dos pequenos frutos”, sublinha Paulo Lúcio Costa Gomes. “Na base dos trabalhos destes seminários, que organizamos desde 2018, estará sempre presente a necessidade actual de criar práticas culturais para maximizar a rentabilidade da produção”, acrescenta.

Fundada a 08 de Janeiro de 2016, a Cooperativa Bagas de Portugal nasceu a partir de um grupo de produtores de pequenos frutos oriundo de vários pontos do País.

A aposta numa nova política de comercialização, assente na defesa dos interesses de quem produz, norteou este projecto que pretende imprimir um novo ritmo à fileira.