Seniores vão beneficiar de ajuda na aquisição de medicamentos

Redacção
“Esta medida terá um impacto social muito grande sendo certo que, consoante o número de pessoas que reúnam as condições para serem apoiadas, reforçaremos, se for necessário, a verba do programa”, disse o presidente da autarquia, Joaquim Jorge D. R.

A Câmara de Oliveira de Azeméis prepara-se para implementar o “Programa Saú­de OAZ”, destinado à população sénior, disponibilizando um apoio financeiro para compra de medicamentos, anunciou fonte da autarquia.

O executivo municipal justifica a me­dida com a necessidade de promover uma melhor saúde e bem-estar aos mais idosos garantindo-lhes um envelhecimento com mais qualidade de vida, contribuindo para uma sociedade mais justa, onde a equida­de da saúde deve estar sempre presente.

O programa assume-se como instrumento de reforçar a coesão social, promovendo a saúde dos munícipes econo­micamente mais desfavorecidas.
“Esta medida terá um impacto social muito grande sendo certo que, consoante o número de pessoas que reúnam as condições para serem apoiadas, reforçaremos, se for necessário, a verba do programa”, disse o presidente da autarquia, Joaquim Jorge.

O autarca estima que esta medida tenha um impacto orçamental, em 2020, na ordem dos 50 mil euros.

As regras para aceder ao programa estão definidas em regulamento (disponível em www.cm-oaz.pt) e definem como público­-alvo pessoas com residência permanente no concelho com idade igual ou superior a 65 anos ou doentes crónicos de qualquer idade com carência económica.
O montante máximo de apoio mensal, ou único, pode atingir os 100 euros anuais ou 150 euros no caso de um agregado familiar.