Prémio Saúde Sustentável distingue hospital de Ovar

Redacção
Os vencedores do Prémio Saúde Sustentável foram revelados esta quinta-feira, numa cerimónia que decorreu no Museu do Oriente em Lisboa, na presença da secretária de Estado adjunta e da Saúde, Jamila MadeiraD. R.

O Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar (HFZ-Ovar) venceu a categoria “Cuidados Hospitalares” do Prémio Saúde Sustentável 2019, com o seu projeto de desmaterialização de registos e processos, em curso há cerca de dois anos designado por HOSP: Hospital de Ovar sem Papel.

“O prémio é acima de tudo dedicado ao esforço de todos os profissionais desta instituição que abraçaram, com afinco, uma nova cultura de trabalho”, disse o presidente do Conselho Diretivo deste equipamento hospitalar, Luís Miguel Ferreira, visivelmente satisfeito com a conquista do galardão.

“O reconhecimento deste esforço, através da obtenção de um importante prémio, mostra que seguimos no caminho certo, ainda que estejamos conscientes de que muito há ainda a fazer no futuro, não só neste hospital, como também em todo o contexto do Serviço Nacional de Saúde”, salientou ainda Luís Miguel Ferreira.

Os vencedores do Prémio Saúde Sustentável foram revelados esta quinta-feira, numa cerimónia que decorreu no Museu do Oriente em Lisboa, na presença da secretária de Estado adjunta e da Saúde, Jamila Madeira.

A seleção foi feita a partir de um lote de 15 finalistas apurados entre mais de 100 candidaturas.

O ex-Presidente da República Jorge Sampaio presidiu ao júri que selecionou os finalistas e os vencedores dos prémios por cinco categorias – “Cuidados Primários”, “Cuidados Hospitalares”, “Cuidados Continuados”, “Projetos Especiais Integrados” e “Prevenção e Promoção da Saúde”.

O “HOSP: Hospital de Ovar Sem Papel” é um projeto-piloto que foi lançado a 04 de outubro de 2017 – numa sessão que contou com a presença (por videoconferência) do então ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes -, visando reduzir a utilização do papel na unidade, privilegiando os registos e processos eletrónicos.

O Prémio Saúde Sustentável – já na sua oitava edição e que conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República – é uma iniciativa do Jornal de Negócios e da farmacêutica Sanofi Portugal orientada para a divulgação e incentivo de boas práticas da sustentabilidade da saúde em Portugal.