ESPANHOLA RADICADA EM LISBOA FAZ DAS CORES O SEU OLHAR

Redacção
Pilar Megias prepara exposição "Horizontes do Olhar"D. R.

A pintora Pilar Megias prepara uma nova exposição a lançar no próximo ano, percorrendo vários pontos do país, entre eles a cidade de Oliveira de Azeméis.

Horizontes do Olhar” é o tema da mostra desta artista que nasceu na província de Granada, em Espanha, estando radicada em Lisboa há cerca de três décadas.

Quando estou a pintar alheio-me de tudo, concentrando toda a minha energia na busca permanente da autenticidade da execução”, afirma Pilar Megias.

A exigência da perfeição impõe – segundo a pintora – “a descoberta incessante do pormenor por mais ínfimo que ele seja e é a chave para que a obra em execução floresça como um acto singular, único, fruto de um solitário momento de criação”.

E acrescenta que “só assim a pintura será uma obra de arte nascida da percepção humana num ambiente imprevisível da conjugação entre a cor e a forma”.

A paisagem da capital portuguesa mesclada pelas memórias da sua terra natal foram-lhe abrindo a sua essência como pintora.

Passo a passo, Pilar Megias foi fazendo das cores o seu olhar. Decide-se dedicar no início do século mais intensamente à criação artística, primeiro com a conclusão de um curso de artes decorativas e, mais tarde, num ateliê de pintura.

Daí para diante participou em várias mostras colectivas até à sua primeira exposição individual, onde apresentou trabalhos experimentando diversas técnicas de pintura aliadas e também dedicando-se à cerâmica, sobretudo ao azulejo.

Além das exposições agendadas para 2020 em Portugal, Pilar Megias eventualmente também irá mostrar os seus trabalhos na sua terra natal, Granada.