Ministra da Cultura celebra Dia Mundial da Poesia em S. João da Madeira

Redacção
Graça Fonseca vai ouvir e declamar poesia na fábrica de lápis Viarco, no âmbito da iniciativa "Poesia na Fábrica"D. R.

A ministra da Cultura vai estar presente no festival Poesia à Mesa, esta quinta-feira, data em que se celebra o Dia Mundial da Poesia.

Esta passagem por S. João da Madeira vai decorrer durante a iniciativa “Poesia na Fábrica”, na Viarco, onde os trabalhadores desta empresa de lápis centenária vão ouvir poemas, mas também os vão declamar, a assim como a própria ministra.

“Poesia na Fábrica” é uma das acções que o festival literário de poesia que a Câmara Municipal de S. João da Madeira promove. As máquinas e as linhas de produção param e o normal barulho das fábricas dá lugar à voz dos declamadores.

O festival “Poesia à Mesa” vai já na 17ª edição e é um marco no panorama nacional, no que diz respeito à celebração e divulgação da escrita poética.

São dezenas de eventos que acontecem em três semanas. Nos restaurantes e nos teatros, nas fábricas e nas escolas, nas viagens de autocarro e no mercado municipal, e, ainda, a novidade de 2019, no Centro de Saúde. A poesia invade a cidade e vai encontro das pessoas, em locais inesperados, encontrando públicos diversificados.