Câmara de Oliveira de Azeméis já tem plano para o saneamento

Alberto Oliveira e Silva
O presidente da autarquia, Joaquim Jorge, revela que o documento será remetido para a entidade reguladora, expressando aposta em infra-estruturar as zonas mais povoadas do concelho"Azeméis é Vida"

Em Abril, a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis submeterá à ERSAR, a entidade reguladora do serviços de água e resíduos, um plano de investimento para a infra-estruturação, em termos de saneamento básico (rede de abastecimento de água e, principalmente, rede de esgotos), das áreas do concelho mais povoadas.

Reafirmando que o que falta fazer exige largas dezenas de milhões de euros, e que os cofres municipais não têm capacidade para fazer face às despesas com uma infra-estruturação total, Joaquim Jorge vincou que o plano contemplará uma componente de investimento municipal e uma outra componente, até um máximo de 25 por cento do valor total, que será assumida pela Indaqua, a empresa concessionária dos serviços no concelho.

O chefe do executivo não quis adiantar o valor global que será submetido à reguladora, para que não se torne público antes que esta o conheça, revelando que a ideia passa por “dar resposta às zonas de maior densidade populacional”. Nas áreas periféricas, onde não seja viável, do ponto de vista da exploração económica, instalar infra-estruturas, “serão criadas respostas locais”, por exemplo, com a criação de mini-ETAR’s (estações de tratamento de águas residuais).

Com olhos nos avisos de fundos europeus para o sector que possam ser emitidos, o autarca salientou que já decorre um investimento de mais de um milhão e meio de euros para dotar quatro freguesias – S. Martinho da Gândara, Ul, Travanca e Madail – de redes de água.

Acrescentou que espera que, até final do semestre, a ERSAR se pronuncie sobre o plano de investimento que lhe será apresentado.