Pintor Abílio Guimarães expõe na Tasquinha Alentejana

Redacção
O artista é conhecido pela mestria com que trabalha a aguarelaAntónio Domingues

O pintor Abílio Guimarães – considerado um dos melhores aguarelistas portugueses – inaugura esta sexta-feira uma nova exposição, desta vez na Tasquinha Alentejana, em Cucujães.

Nesta mostra, o conhecido artista plástico usa novos materiais, num misto de pintura e escultura. Os vários trabalhos incluem – pela primeira vez – aguarelas e trabalhos em pedra e em cabaças.

“Abri um novo ciclo no meu trajecto artístico ao usar  pedras que fui recolhendo ao longo de praias e leitos de rios e as cabaças que colhi em campos agrícolas,  animando-os com a pintura de paisagens de rara beleza”, explica o pintor.

A exposição tem a singularidade desde logo pelo local escolhido, um restaurante típico de uma freguesia de Oliveira de Azeméis com uma grande predominância rural.

“O espaço é o ideal porque se integra no objectivo de unir a materiais recolhidos na natureza, no seu estado mais puro, com  a gastronomia regional que absorve os produtos da terra como uma forma de arte, onde é mestre o chef Pedro, como é visível na confecção de refeições em que usa produtos endógenos com artística apresentação”, refere Abílio Guimarães.

A inauguração da exposição será esta sexta-feira, a partir das 19 horas, na Tasquinha Alentejana, na vila de Cucujães.

Abílio Guimarães nasceu em Oliveira de Azeméis, mas foi viver ainda criança para o típico Bairro Herculano, no Porto.
Após os estudos secundários, trabalhou como desenhador-maquetista, carreira que interrompeu para cumprir o serviço militar na Guiné.

Regressado à “metrópole” iniciou a sua actividade docente como professor de Artes Visuais, profissão a que se manteve ligado até à reforma do ensino.

Ao longo de mais de 30 anos de pintura Abílio Guimarães esteve em muitas mostras colectivas e em mais de meia centena de exposições individuais em Portugal, Estados Unidos, Brasil e Venezuela.