Rock in Rio foi o festival mais mediático de 2018

Redacção
O evento, que este ano regressou ao Parque da Bela Vista, apresenta números impressionantesD. R.

A Maratona dos Festivais de Verão – Ranking Cision 2018 chegou ao fim com o Rock in Rio como grande vencedor. O evento, que este ano regressou ao Parque da Bela Vista, apresenta números impressionantes: foi mencionado em quase oito mil notícias entre Setembro de 2017 e Agosto de 2108 e atingiu uma exposição superior a 95 horas nas rádios e televisões nacionais.

No segundo lugar da tabela ficou o NOS Alive. O festival, que levou ao Passeio Marítimo de Algés nomes como Pearl Jam, Queens of the Stone Age ou Artic Monkeys, obteve mais de 6.500 referências em artigos e quase 37 horas de tempo de antena na TV e rádio.

Sem grandes diferenças entre eles, surgem, no terceiro e quarto postos, o Meo Sudoeste e o Super Bock Super Rock, respectivamente. Ambos registaram mais de 30 horas nas televisões e rádios e foram mencionados em cerca de 3.000 notícias.

O Vodafone Paredes de Coura acabou a “maratona” em quinto lugar, com uma exposição superior a 18 horas na rádio e na televisão. A parte superior da tabela fica concluída com O Sol da Caparica.

O ranking fica completo, por ordem decrescente, com o NOS Primavera Sound, o EDP Vilar de Mouros, o Meo Marés Vivas, o EDP Cool Jazz, o Sumol Summer Fest e o Festival Bons Sons.

Os festivais monitorizados pela Cision somaram 33.009 notícias e mais de 292 horas de emissão nas rádios e televisões entre Setembro de 2017 e Agosto de 2018, um crescimento significativo face aos 24 mil artigos e as 190 horas de emissão do ano anterior, o que revela que os grandes eventos musicais continuam a ganhar relevância nos meios portugueses.

A Maratona dos Festivais de Verão – Ranking Cision é um estudo realizado de forma continuada pela Cision, que analisa a evolução do mediatismo comparado de diversos festivais de música realizados em Portugal, ao longo dos meses, até ao final do verão.

O trabalho desenvolvido pela Cision no âmbito dos festivais foi reconhecido na terceira edição dos Iberian Festival Awards, onde a Cision foi distinguida com o prémio ibérico Best Service Provider.

O desempenho mediático conquistado por cada festival é calculado tendo em conta a metodologia Cision de avaliação de comunicação, que considera o número de notícias identificadas, o espaço ou tempo de antena ocupado e as oportunidades de visualização, tendo em conta as audiências alcançadas e o valor do espaço editorial contabilizado em função das tabelas de publicidade de cada órgão de comunicação social.

O objecto de análise deste estudo são todas as notícias referentes aos diferentes festivais, veiculadas no espaço editorial português, em mais de 2.000 meios de comunicação social (televisão, rádio, online e imprensa). Neste caso, o ranking reflete o resultado global do período de 1 de Setembro de 2017 a 31 de Agosto de 2018, com os diferentes festivais a serem ordenados pela posição alcançada.