S. João da Madeira participa em projecto europeu para ajudar a reduzir poluição causada por odores

Redacção
D-NOSES é uma iniciativa inovadora que envolve nove paísesD. R.

Uma equipa do município de S. João da Madeira participou recentemente em Londres (Inglaterra) na reunião de arranque do projecto europeu D-NOSES, que pretende mudar a forma como a poluição por odores é actualmente abordada em todos os níveis do governo (europeu, nacional e local).

Financiado pela Comissão Europeia através do Programa Horizonte 2020, este projecto foi avaliado com nota máxima (15/15), tendo sido a única candidatura aprovada pela Comissão Europeia no aviso de concurso a que foi submetida.

Ao todo, estão envolvidos nesta rede D-NOSES (em inglês: Decentralised Network for Odour Sensing, Empowerment and Sustainability) 14 parceiros de oito países da União Europeia e um do Chile, unidos no propósito de partilhar com o público conhecimento científico especializado na deteção e monitorização de odores.

Os cidadãos terão assim um papel muito relevante em vários casos práticos a nível local que serão desenvolvidos no âmbito do projeto, um dos quais em S. João da Madeira, município que é uma das três entidades portuguesas que integram o consórcio, juntamente com o Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto (LIPOR) e a Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente (APEA).

De realçar ainda que a “2GO OUT Consulting”, uma empresa com sede no Parque de Ciência e Tecnologia de S. João da Madeira (Sanjotec), esteve envolvida na preparação da candidatura do D-NOSES, de cujo Advisory Board fazem parte três entidades portuguesas: a Agência Portuguesa do Ambiente, a Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território e a Universidade de Aveiro.