Oliveira de Azeméis acolhe Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo

Redacção
O presidente da autarquia, Joaquim Jorge Ferreira, durante o lançamento do evento realçou a vantagem do Festim aproximar os municípios e “ser uma oportunidade destes complementarem ofertas culturais”D. R.

O Festim – Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo, organizado pela associação cultural d’Orfeu, foi alargado, este ano, ao município de Oliveira de Azeméis que irá acolher um dos 14 espectáculos agendados entre 22 de Junho e 26 de Julho.

Na apresentação do evento, que decorreu esta quinta-feira precisamente em Oliveira de Azeméis, o presidente da autarquia, Joaquim Jorge Ferreira, realçou a vantagem do Festim aproximar os municípios e “ser uma oportunidade destes complementarem ofertas culturais”.

Segundo o autarca, a adesão ao festival decorre do reconhecimento da sua qualidade, que se vem afirmando de ano para ano, e da oferta artística e cultural proporcionada pela d’Orfeu.

“Não poderíamos ficar indiferentes a esse facto e por isso aderimos ao projecto”, justificou Joaquim Jorge Ferreira mostrando-se aberto a todos os contributos que tornem mais rica a actividade e a programação cultural concelhia.

O município recebe a 8 de Julho, na Praça da Cidade, um dos grandes nomes africanos consagrados de África, a Orchestre Poly-Rythmo (Benim), a mais antiga das grandes orquestras africanas ainda em actividade.

Os outros nomes assegurados para a edição deste ano vêm da América Latina – La Yegros (Argentina) e Pascuala Ilabaca (Chile) e de África- Waldemar Bastos (Angola) aos quais se juntam Boban Markovic (Sérvia), La Caravane Passe (França) e Omar Souleyman, da Síria.

Além de Oliveira de Azeméis, o Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo – criado em 2009 – irá percorrer os concelhos de Águeda, Albergaria-a-Velha, Estarreja, Ílhavo e Sever do Vouga.