Oliveira de Azeméis vai receber 1º Festival de Espantalhos de Portugal

Redacção

Centenas de espantalhos, animações de rua, arte urbana, concursos, música e até o lançamento de um livro serão os principais ingredientes do 1º Festival de Espantalhos de Portugal “Francisca OAZ” que decorrerá na cidade de Oliveira de Azeméis entre 1 de Junho e 31 de Julho.

Nesse período, quem sair à rua ou visitar a cidade vai confrontar-se com centenas de espantalhos espalhados pelo centro urbano naquele que é o reativar de uma tradição de Oliveira de Azeméis depois do sucesso, há 20 anos, da iniciativa “Macinhata Espanta” que colocou o concelho no “Guinness Book” com a confecção e a exibição de mais de mil e cem figuras de palha que atraíram, na altura, milhares de visitantes portugueses e estrangeiros à freguesia de Macinhata da Seixa.

“Ao realizarmos este festival estamos a recuperar uma tradição e uma manifestação cultural que teve grande expressão no passado”, afirma o presidente da autarquia, Joaquim Jorge.

O programa promete “dois meses com muitas actividades”, destacando-se momentos musicais, animações de rua, jogos tradicionais, um concurso de fotografia e o lançamento do livro “Francisca OAZ”.
Os visitantes poderão ver ainda arte urbana no Mural do Espanto, fazer a Rota dos Espantalhos ou assistir ao musical “Francisca OAZ”. O programa associado ao festival prevê ainda a realização de um convívio de emigrantes e a existência de espaços gastronómicos.