Mercado antigo recupera tradição dos espantalhos

Redacção
A autarquia decidiu, este ano, associar a imagem dos bombeiros ao cartaz do Mercado como reconhecimento pelo seu papel importante na defesa das populações e pelo enorme esforço que demonstraram no combate aos trágicos incêndios do último VerãoD. R.

A dois meses do seu início, a Câmara de Oliveira de Azeméis apresentou a 22ª edição do Mercado à Moda Antiga, o maior evento cultural do município que este ano, além da recriação histórica, pretende homenagear as duas corporações de bombeiros do município e recuperar a tradição dos espantalhos.
A autarquia decidiu, este ano, associar a imagem dos bombeiros ao cartaz do Mercado como reconhecimento pelo seu papel importante na defesa das populações e pelo enorme esforço que demonstraram no combate aos trágicos incêndios do último Verão.
“Esta é uma forma de agradecermos o empenho dos bombeiros voluntários de Oliveira de Azeméis e de Fajões ao serviço da sociedade, quer salvando pessoas, quer o património ou o meio ambiente”, afirmou o vice-presidente da autarquia, Rui Luzes Cabral, explicando que todos os suportes de comunicação do Mercado à Moda Antiga terão a imagem dos bombeiros, a vertente mais visível da homenagem aos “soldados da paz”.
Além da homenagem aos bombeiros a autarquia anunciou a vontade de reaver, através do Mercado, a tradição dos espantalhos que há 20 anos inscreveu Oliveira de Azeméis no “Guiness Book” com a confeção de mais de mil bonecos que levaram até à freguesia de Macinhata da Seixa visitantes de todo o mundo.
Duas décadas depois e numa altura em que Conceição Ferreira, uma das impulsionadoras do projeto “Macinhata Espanta”, anunciou querer reavivar a iniciativa “colorindo” as áreas ardidas pelos incêndios de 2017 com 200 espantalhos, a autarquia está a sensibilizar as associações para aderirem ao projeto ostentando nos seus espaços um espantalho, dando, dessa forma, um novo colorido ao Mercado.