Cucujães comemora 90 anos de elevação a vila

Redacção
O couto de Cucujães foi elevado a Vila em 11 de Junho de 1927, resultado de um movimento intelectual nascido na freguesia, logo a seguir ao golpe militar de 28 de Maio de 1926. Foi a Junta de Paróquia quem solicitou ao governo da ditadura militar a elevação do couto de Cucujães a Vila. Passou a denominar-se, então, Vila de CucujãesD. R.

A primeira Gala Cucugianis e a inauguração das novas instalações da biblioteca local são os destaques do programa de comemorações do 90º aniversário da elevação de Cucujães a vila, anunciou fonte da Junta de Freguesia.

O programa comemorativo – com actividades durante este fim-de-semana – arranca na sexta-feira, a partir das 21:30, no anfiteatro ao ar livre, com actuações da Sociedade Filarmónica Cucujanense e do Grupo de Cantares do Museu Regional de Cucujães. O primeiro dia encerra com uma descarga de fogo-de-artifício.

No sábado, está prevista uma arruada a partir das 09:00, com o Grupo “Os Janizários” do Museu Regional de Cucujães e o Grupo de Bombos de Fajões. A partir das 09:30, decorre uma sessão de ginástica ao ar livre, na Fonte das Manguelas, onde ao meio dia haverá porco no espeto. Já às 15:00, no Centro Cultural de Cucujães, realiza-se a primeira Gala Cucugianis, seguida do lançamento da terceira edição do livro “Cucugianis”.

No domingo, as comemorações prosseguem com o hastear das bandeiras na Junta de Freguesia, às 09:00, seguindo-se a inauguração das novas instalações da biblioteca de Cucujães. Pelas 09:30, há aula de Zumba, com a participação do Grupo “Kidança”, na Fonte das Manguelas.

Uma sessão evocativa da efeméride, às 10:45, no Centro Cultural de Cucujães, e o descerramento das placas Avenida Padre Manuel dos Santos Neves, às 11:30, encerram o programa comemorativo do 90º aniversário da elevação de Cucujães a vila.