Canhão antigo encontrado na Pica pode ter pertencido às tropas francesas

Redacção
O historiador Manuel Pinto, especialista em assuntos militares entre os séculos XV e XX, admite que o canhão pode pertencer às tropas comandadas pelo marechal Soult aquando da segunda invasão francesa, em 1809 D. R.

Um adolescente, que estava à procura de objectos para um trabalho da escola, encontrou este sábado vestígios de um canhão antigo, num terreno próximo da Ponte da Pica, em Cucujães.

“Verifiquei algo anormal no campo e logo percebi que era um grande canhão enterrado, daqueles que se vêm nos filmes antigos”, disse, ainda assustado.

O adolescente – que preferiu não se identificar – comunicou a descoberta ao seu pai que terá alertado as autoridades que, entretanto, selaram o local.

Segundo apurámos, trata-se de uma arma de fogo de grande porte em ferro cuja cronologia ainda não está totalmente identificada, mas a primeira suspeita recai para que possa ter pertencido às tropas napoleónicas.

Contactado pela RÁDIO VILA NOVA, o historiador Manuel Pinto, especialista em assuntos militares entre os séculos XV e XX, admitiu que o canhão pode pertencer às tropas comandadas pelo marechal Soult aquando da segunda invasão francesa em 1809 e que se passaram precisamente por Cucujães, vindas do Porto rumo a Albergaria-a-Velha.

“As forças napoleónicas sabiam que iriam encontrar forte resistência de forças regulares e guerrilhas em todo o território e vieram com grande arsenal bélico para a altura. Por isso é muito provável que seja de origem francesa o canhão agora encontrado”, afirmou o professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.