Ovar vai controlar a duração dos corsos do Carnaval de 2017 e melhorar lugares de peão

Redacção/LUSA
Com um orçamento na ordem dos 500.000 euros, o evento conta com cerca de 2.000 participantes, ao longo de um mês de actividadesD. R.

OVAR – A edição de 2017 do Carnaval de Ovar vai ter novas regras relativas à duração dos desfiles, melhores condições para os espectadores com bilhetes de peão e entrada policiada na “Noite Mágica” de segunda-feira, anunciou a autarquia.

Em declarações à Agência Lusa, o vereador com o pelouro da Cultura afirmou que o objectivo geral é “dignificar o evento e melhorar a sua qualidade, proporcionando melhores condições tanto aos participantes como ao público”.

No caso das novas normas quanto aos corsos, as mudanças foram acordadas com representantes dos 20 grupos de Carnaval e quatro escolas de samba do concelho, com vista a reduzir-se o tempo de duração dos desfiles.

“O objectivo é que ele comece às 14:30 e possa acabar às 18:00 ou 18:30, quando até aqui chegavam a ser 20:00 e ainda havia grupos a passar”, afirmou Alexandre Rosas.

“Para acabar com isso, agora os grupos vão ter 54 minutos para fazer todo o percurso, e, como não podem demorar mais do que isso mas também não podem demorar menos, serão penalizados sempre que não passarem nos postos de controlo à hora a que deviam”, explicou.

Além de assegurar mais ritmo ao corso e permitir que os grupos possam exibir-se perante uma maior audiência, as regras que estarão “em teste” em 2017 representam também maior conforto para os espectadores.

Quanto ao programa de animação da edição de 2017, continuará a apostar num cartaz diversificado”, que inclui concertos com Quim Barreiros e o grupo brasileiro “Soul mais Samba”; o espectáculo comemorativo da actividade do grupo carnavalesco Axu Mal, “que esteve na génese do Carnaval de Ovar”; e a “Farrapada”, um desfile popular que em 2016 contou com 1500 participantes e que a 25 de Fevereiro volta a abrir-se à população geral, desde que mascarada para o efeito.

Com um orçamento na ordem dos 500.000 euros, o evento conta com cerca de 2.000 participantes, ao longo de um mês de actividades.