Avançam obras no molhe do porto de abrigo da Torreira

Redacção/LUSA
A empreitada foi adjudicada à empresa "Paviazeméis - Pavimentações de Azeméis, L.da"Câmara da Murtosa

MURTOSA – A empreitada de construção do molhe norte do porto de abrigo da Torreira, reclamado pelos pescadores desde a inauguração do porto pesqueiro, já iniciou, anunciou fonte da Câmara da Murtosa.

Numa nota de imprensa alusiva à empreitada, a autarquia explica que se trata de uma obra “fundamental para a estabilização do modelo hidrodinâmico do porto de pesca, que minimizará os processos de assoreamento e incrementará o tempo de vida útil da infraestrutura”.

A empreitada foi adjudicada à empresa “Paviazeméis – Pavimentações de Azeméis, L.da”, por um valor próximo dos 418 mil euros.

Os trabalhos consistem na construção de um enrocamento, com cerca de 220 metros de comprimento e com três metros de largura no topo, que se desenvolverá de norte para sul, a partir do chamado “Cais do Guedes” e que fechará a bacia do porto de abrigo.

Segundo a Câmara da Murtosa, “o molhe potenciará, igualmente, a atractividade da área marginal da Torreira, na medida em que será estruturalmente construído para permitir a circulação, em segurança, de pessoas, que poderão fruir de uma vista privilegiada para a laguna e para a malha urbana da freguesia”.

O porto de abrigo da Torreira havia sido inaugurado há cerca de um ano pela Sociedade Polis Litoral Ria de Aveiro e correspondeu a um investimento global de cerca de um milhão e 300 mil euros.

Com capacidade para acolher 150 embarcações, ficou no entanto por completar, faltando construir o esporão a norte, para proteger as embarcações dos ventos daquele quadrante.

Na ocasião, a Câmara da Murtosa comprometeu-se perante a comunidade piscatória a avançar com a construção do molhe que era reclamado pelos pescadores, para proteger as embarcações.